Internet:Golpes - Vírus, Worms, Trojans, Malware, Botnets, Phishing, Spam e Scam - Antivirus

O termo " fraude on-line " refere-se a qualquer tipo de esquema de fraude que usa e-mail, sites , salas de bate-papo, fóruns de mensagens,  instituições financeiras, etc...



 

Golpes na Internet

O e-mail é uma das principais ferramentas utilizadas pelos cibercriminosos para tentar aplicar golpes nos usuários da web. Mas algumas características como remetentes estranhos, ameaças de cobranças, falta de contatos e erros de português podem mostrar que a mensagem é falsa. 
Alguns tipos de tentativas de golpes e aprenda a identificar um e-mail enganoso:
Características como remetentes estranhos, ameaças de cobranças, falta de contatos e erros de português podem mostrar que a mensagem é falsa. 

Exemplo de email com características de golpe



Exemplo de email com características de golpe


Exemplo de email com características de golpe



Exemplo de email com características de golpe


Programas Gratuitos Para Proteger o Computador
 
PC Tools AntiVirus Free

 
Antivirus Pc Tools


Conceituado software que protege contra pragas da web em tempo real. Um de seus pontos fortes é a facilidade com que interage com o usuário, por meio de uma única tela. Com informações claras e concisas, varre o sistema, retorna dados sobre o escaneamento, permite personalização. Tem uma versão paga com mais opções.

Rising Antivirus Free Edition

 
Antivirus Rising


Outro programa gratuito que tem uma versão paga mais robusta. Entretanto, esse freeware realiza um bom trabalho ao manter o computador afastado de pragas como vírus, cavalos de Troia, worms, rootkits. Tem sistema de atualização automática e consegue escanear pendrives e demais aplicativos móveis. Conta ainda com um braço online, chamado Rising Cloud, que aumenta a proteção via web.

Panda Cloud Antivirus 


Antivirus Panda Cloud

Programa de proteção que também tem um pé na computação em nuvem. Leve (com cerca de 300 kb) e muito simples de usar, o Panda Cloud Antivírus analisa de forma online arquivos e comportamentos dos arquivos suspeitos. Depois de baixado, ele praticamente faz tudo o que é necessário para proteger a máquina sozinho.

Avast! Free Antivirus
 

 
Antivirus Avast! Free


Um dos mais famosos antivírus gratuitos, o Avast! Free Antivírus é competente e robusto. Tem uma aparência moderna, menu em português e proteção em tempo real a páginas de internet maliciosas, e-mails recebidos com anexos suspeitos e outros itens que podem servir de ameaça digital. Fácil de usar e com banco de dados atualizado. Tem uma tecnologia de análise que pode ser usada antes do sistema operacional carregar, o que permite encontrar e eliminar vírus sem que eles se escondam no Windows em funcionamento.

Avira AntiVirus Personal  

 
Antivirus Avira


Popular, o Avira AntiVirus Personal - FREE Antivírus, tem como trunfo um ótimo sistema de escaneamento, que é rápido e ágil. O software corre atrás de programas maliciosos como vírus, trojans, programas de backdoor, hoaxes, worms, discadores automáticos. Tem uma das mais altas taxas de detecção de vírus do mercado digital.

Microsoft Security Essentials 


Antivirus Microsoft Security Essentials

Programa da Microsoft gratuito para uso pessoal e pequenas empresas. Promete segurança aos computadores, protegendo-os de spywares, vírus, rootkits e trojans. Trata-se de uma das soluções mais simples de usar do mercado. Basicamente com dois ou três cliques o software se põe a proteger a máquina. Varre e monitora a máquina, atrás de itens maliciosos já instalados.

ClamWin Free Antivirus
 

 
Antivirus ClamWin Free


Um software leve e de código aberto que conta com boa biblioteca de vírus, varredura rápida de sistema de detecção de pragas inteligente. Tem recursos que trabalham em conjunto com duas portas de entradas de pragas virtuais - Internet Explorer e Outlook Express - e permite o agendamento de varredura. Conta com versão portátil, para ser usada a partir de pendrives.

Vírus 



É um programa ou código que "infecta" um ou mais programas embutindo uma cópia de si mesmo em outros programas, arquivos e dispositivos - pode ser um computador, celular, pendrive e, até mesmo, tablet. Uma vez instalado, o vírus tem o poder de se propagar para outros dispositivos, espalhando seu código, até mesmo sem o usuário perceber. 

Como se Proteger
São vários os dispositivos que podem ser infectados, então vale sempre manter um programa antivírus instalado, atualizado e ativo. Assim, quando você clicar em algo infectado, como um link na internet, ou ''espetar'' um pendrive e executar mídias externas (disquetes, CDs, DVDs), o aplicativo de segurança vai alertá-lo do perigo e remover a praga.

Worm (Verme)



É um programa que se propaga automaticamente numa rede e envia, de computador a computador, cópias de si mesmo. Ele usa brechas de segurança em sistemas e softwares para infectar um computador. Difere do vírus por não infiltrar cópias de si mesmo em programas e arquivos; também não necessita ser executado para se espalhar.

Como se proteger
Além de ter um programa antivírus instalado, é importante manter o sistema usado no computador e softwares usados com frequência sempre atualizados. As empresas liberam com frequência pacotes com correções para eliminar as brechas exploradas pelos worms. Usar um firewall - programa que analisa as informações que chegam da internet e que são enviadas de volta - pode evitar o acesso externo à vulnerabilidade de algum programa instalado no computador.


Trojan (Cavalo de Troia)

 
Programa malicioso que é instalado computador sem que o usuário perceba seu perigo. Pode vir de fontes ''legítimas'' em anexos de e-mail, supostas atualizações de softwares, janelas tipo pop-up com ofertas de download. Ele abre brechas na máquina para seu controle remoto, seja pela invasão de hackers ou outros visitantes indesejados.


Como se proteger
Nunca baixe um programa ou abra um anexo de e-mail, mesmo que tenha sido enviado por uma fonte legítima, se não tiver instalado e habilitado um programa antivírus no seu computador. O aplicativo pode identificar a ameaça antes que ela danifique o PC. Se está desconfiado do conteúdo que recebeu, entre em contato com o amigo que ''supostamente'' enviou o e-mail ou link no chat para conferir sua veracidade.


Spyware (Programa Espião)


Do inglês, ''spy'' significa espionar. São programas que se instalam num computador sem que o usuário perceba, às vezes junto a um outro software que estava sendo baixado. Eles recolhem informações sobre o usuário, como hábitos de navegação, e as transmitem remotamente para outro computador.


Como se proteger
Usar um firewall é recomendável, pois o programa vai identificar tentativas de instalação de programas sem seu consentimento. Não clique em caixas de diálogo suspeitas. Geralmente, o programa espião se disfarça em ''oferta gratuita''. Desconfie!


Malware

 
Do inglês, ''malicious software'', ou programa malicioso e abrange vários tipos de ameaças (vírus, Worms, Cavalos de Troia, Spywares, entre outros). Vem disfarçado em anexos de e-mails e mensagens instantâneas e podem conter vírus, cavalos de troia e ''vermes'' que danificam o sistema do computador. Eles podem até enviar a si mesmos - e automaticamente - para sua lista de contatos. 


Como se proteger
Nunca abra anexos nem clique em links na web enviados por desconhecidos. Se for enviado por um colega ou familiar, mas você estiver desconfiado, entre em contato com a pessoa antes e confirme se ela lhe enviou aquele conteúdo. Se receber o link suspeito pela janela do programa de chat, encerre a sessão da mensagem.


Botnets

 
Redes formadas por diversos computadores infectados com os chamados ''bots''. Eles funcionam como worms - exploram vulnerabilidades em sistemas e softwares - mas também conseguem se comunicar com o cibercriminoso que o controla. São usadas para ataques de negação de serviço: máquinas infectadas viram ''zumbis'' utilizados para derrubar acesso a sites. Também fazem parte de fraudes e envio em massa de spams.


Como se proteger
É mais difícil de ser detectado, mas como no caso dos worms, vale manter sistema operacional e softwares sempre atualizados, para evitar brechas de segurança. Já um firewall, que impede a comunicação entre sua máquina e o invasor, também pode ser eficaz.


Phishing 

 
É o golpe que usa e-mails não-solicitados, aliados a sites fraudulentos - mas com cara de verdadeiros ou muito similares aos originais - como isca para roubar dados pessoais. A vítima clica no endereço falso e um código malicioso é instalado na máquina. Ao digitar a senha e login, julgado que se trata de um site verdadeiro, o usuário acaba fornecendo sem perceber essas informações aos criminosos.


Como se proteger
Sempre digite o endereço direto no navegador. Preste atenção no endereço: sites que iniciam com https:// usam um protocolo de segurança.


Spam

 
É todo tipo de mensagem que você não deseja receber - e na maioria dos casos, nem ao menos se cadastrou e autorizou o seu envio. Algumas mensagens contêm linguagem ofensiva e sugerem links para sites de terceiros.


Como se proteger
Recuse mensagens de contatos que não estão na sua lista, marcando-os como spam (muitos serviços de e-mail oferecem essa ferramenta). Evite preencher cadastros online se o site não declara o que fará com seus dados, nem solicita sua autorização para enviar mensagens.


Scam

 
Qualquer tentativa de golpe ou fraude com objetivo de roubar dinheiro do usuário (e que engloba o phishing). Pode ser uma mensagem de e-mail, oferecendo dinheiro caso você cumpra uma determinada tarefa (ex.: falso nigeriano oferecendo recompensa se você depositar determinada quantia numa conta no exterior); falsas ofertas em sites de leilão ou por e-mail, como produtos com descontos, mas que não são entregues ou são falsificados (ex.: venda de Viagra e medicamentos controlados via e-mail).


Como se proteger
Acione o ''desconfiômetro'' sempre que receber e-mails ou entrar em sites com ofertas ''mirabolantes''. Geralmente, os termos utilizados pelos cibercriminosos são ''urgente'', ''confidencial'', ''imperdível''. Nunca forneça informações bancárias ou dados pessoais para autores dessas mensagens e sites.




Deixe seu Comentário ou sua Dúvida!
Adoraríamos ouvir você.
Compartilhe com seus amigos se você Gostou! 
Um abraço
IsaInfoHelp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas duvidas ou comentários aqui e responderei o mais rápido possível.
Obrigada