Facebook: Guia Primeiros Passos

O Facebook é considerada a maior rede social do mundo na atualidade. Por conta disso, não é surpresa tomar conhecimento de que o site também é o mais acessado do mundo, de acordo com o mecanismo de pesquisas do Google. 


Lançada oficialmente em 4 de fevereiro de 2004, a rede social foi fundada por quatro amigos, ex-colegas de quarto, na época estudantes da Universidade de Harvard:
- Mark Zuckerberg, considerado o criador original e atual presidente do Facebook;
- Eduardo Saveri, o empresário brasileiro que atuou como gestor de negócios nos primeiros anos,
- Dustin Moskovitz, que atuou como vice-presidente de engenharia, e
- Chris Hughes, famoso por ter coordenado a campanha presidencial do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na internet.

O coração do Facebook é o Mural. Cada pessoa tem o seu, e o conteúdo postado no seu Mural é replicado para todos os seus amigos. Nele, você pode compartilhar mensagens, fotos, links e vídeos que você ache interessante, e se os seus amigos gostarem, eles podem "Curtir" ou comentar os seus posts.
Seu perfil pode ser preenchido com suas informações pessoais, além de suas fotos - que podem ser marcados (indicando amigos seus) e organizados em álbuns - e vídeos. Além disso, você pode fazer contato com os seus amigos por mensagens privadas ou postar algo no "mural" deles.
Outra característica do Facebook são os seus aplicativos e jogos. Por estarem associados a uma plataforma social, é possível compartilhar seus status, duelar ou ajudar seus amigos nos games, sem que isso o impeça de jogar com desconhecidos do outro lado do mundo, ou mesmo sozinho.
O Facebook não possui comunidades. Ao invés disso, as pessoas se juntam em Fan Pages, que reúnem pessoas de todo o mundo interessados em algum temas ou gosto específico, além de artistas, empresas, serviços e sites.
O acesso ao Facebook é totalmente gratuito, e toda a receita que o site arrecada vem dos banners publicitários espalhados pelo site; e em algumas operadoras brasileiras, o acesso a rede social pelo celular é gratuito, mesmo se você não tiver créditos para isso.

Criar uma conta no Facebook
 
Para fazer parte desta comunidade global -  Crie a sua conta

Passo 1. Para começar, acesse o Facebook e faça seu cadastro;

Janela de Importação de Contatos

Passo 2. Assim que você se cadastrar, você terá que passar por três etapas. A primeira é a de importar seus contatos de e-mail do Hotmail, Gmail ou outro serviço de mensagens. Nesta etapa, o Facebook tentará achar todos os seus amigos que já estão cadastrados na rede, procurando-os pelo e-mail de cadastro. O serviço é opcional, e se você não quiser importar contatos, basta clicar em “Pular esta etapa”;

Passo 3. Insira suas informações pessoais, como onde você cursou ou cursa o ensino médio, faculdade e/ou onde você trabalha. O preenchimento destas informações também é opcional, mas pode te ajudar a achar velhos amigos;

Passo 4. O Facebook sugere, na etapa seguinte, uma série de perfis que você possa conhecer. Se houver conhecidos, adicione-os e clique em “Salvar e continuar”. Se não, clique em “Pular” para prosseguir;

Janela Inserir Foto do Perfil

Passo 5. Agora, insira uma foto sua para ser exibida em seu perfil. Esta etapa também é opcional e você pode pulá-la se desejar inserir uma foto depois;
Passo 6. Assim que você concluir essas etapas iniciais, clique em “Ir para seu e-mail” para validadar a conta. Clique no link enviado para o seu e-mail.

Editar seu perfil no Facebook 

Passo 7. No mural do Facebook há cinco opções de ações para você começar a usar a rede social. Clique na segunda, em “Editar Perfil”, para inserir as informações básicas do seu perfil. Clique em “Salvar alterações” assim que terminar o preenchimento.

Passo 8. No lado esquerdo da tela há nove áreas por onde é possível detalhar ainda mais o seu perfil. Há opções de inserir novas fotos, falar sobre seus esportes favoritos, onde você estudou e/ou trabalha, dentre outros. Preencha cada uma delas para criar um perfil bem completo e interessante. Se desejar, no entanto, complete-o depois.

Passo 9. Assim que concluir todas as etapas, clique em “Exibir meu perfil”.

Para usar o Facebook
 
Passo 10. Todas as suas atividades serão compartilhadas com os seus amigos no “Mural”. Nele, também aparecerão as atividades mais recentes de todos os seus amigos. Para compartilhar uma foto, link, vídeo ou texto, basta selecionar a opção desejada no quadro “No que você está pensando agora?” e publicá-lo.

Passo 11. Veja as opções de “Fotos” para fazer o upload de mais fotos no seu perfil e criar álbuns; e depois vá em “Amigos” para encontrar mais pessoas conhecidas.

Passo 12. Para encontrar páginas de empresas, artistas, sites ou amigos, como o InfoHelp, por exemplo, use a barra de buscas no topo da tela e insira o nome do que você procura. Ao encontrar uma página de seu interesse, clique em “Curtir” para receber as atualizações desta página em seu mural.

Passo 13. Os aplicativos são os 'queridinhos' do Facebook. Para adicioná-los ao seu perfil, basta clicar em “Aplicativos”, no lado esquerdo da janela, logo abaixo de “Jogos”. Ao clicar nesta opção uma janela com vários aplicativos será exibida, separados por suas respectivas categorias. Com os "Jogos" o sistema é o mesmo.

Janela de mensagens Privadas (inbox)

Passo 14. O Facebook permite que você envie mensagens privadas para qualquer pessoa que participe da rede social. Para enviar uma mensagem privada, clique em “Mensagens” e depois em “Escrever mensagem” ou “Nova mensagem”. Em seguida, no campo “Para”, escreva o nome do destinatário, o assunto e a mensagem.

Passo 15. Em “Eventos”, é possível cadastrar festas, encontros, shows e churrascos e convidar todos (ou só alguns) amigos para comparecerem. Clique em “Eventos/Criar um evento” e preencha as informações necessárias para compartilhar o convite. 

*Consulte nosso Post Facebook - Criar um Evento

Mandar mensagem para seus amigos sem que outras pessoas leiam (inbox)

Clique no nome do seu contato ou na foto dele para ir no mural dele. Clique em “Mensagem” no canto superior direito da página. Irá abrir uma caixinha de mensagem, digite um assunto e sua mensagem, clique em “Enviar”.

Janela de Mensagens Privada (inbox)

Para voltar ao seu Facebook clique em “Página Inicial” novamente. Ou simplesmente no seu Facebook mesmo, passe o cursor do Mouse sobre o nome do contato, um menu suspenso irá aparecer clique em "Mensagem" e siga o mesmo processo acima.

Postagens no Mural

Postagem no Mural
Para enviar comentário para seus amigos que todos possam ver – clique no nome ou foto do seu amigo, voce irá para o mural dele, na parte superior esquerda da página voce verá um retângulo em branco com a palavra "publicar" embaixo, digite lá sua mensagem, foto, link ou vídeo – clique em “ Publicar”. Para voltar ao seu Facebook clique em “Página Inicial” novamente.

Para comentar uma Postagem/Mensagem/Foto de um amigo que apareceu no seu mural, basta clicar em “Comentar” logo abaixo da mensagem dele no retangulo em branco – clique em “Comentar”. 

Comentário em Fotos

Para comentar uma foto no álbum que seu amigo postou – clique sobre a foto, uma janela com a foto em tamanho maior irá abrir, logo abaixo da foto voce verá a palavra “Comentar” e o retângulo embaixo, digite sua mensagem e clique em “Comentar”. Se você quiser compartilhar esta foto, clique  em “compartilhar”. 

Comandos secretos do bate papo do Facebook

Para deixar suas conversas ainda mais divertidas, uma dica sobre como adicionar novos emoticons ao chat do Facebook. 
Veja abaixo a lista completa de comandos do bate papo do Facebook.

Comandos Secretos do Bate Papo

Excluir Contato

Acesse a página de perfil da pessoa e clique na ultima setinha da direita ao lado de "Mensagem". Uma caixa de dialogo irá abrir, clique em "Desfazer Amizade".
Desfazer Amizade


Fique Visível para Apenas Alguns Amigos no
Bate-papo do Facebook 


1. Entre no Facebook com seu login e senha. Uma vez logado, vá à região onde ficam os contatos disponíveis para bate-papo, no lado direito inferior da tela. 

2. Clique em Opções, representado pelo ícone de engrenagem. Pressione Configurações Avançadas.

3. Selecione a opção Ativar bate-papo apenas para alguns de seus amigos....

4. Inclua os nomes dos amigos que poderão vê-lo no chat. Clique em Salvar.

Veja mais em:

Aplicativos Redes Sociais
Facebook Fotos
Facebook Criar Grupo
Facebook Criar Página Oficial
Facebook Criar um Evento
Facebook Integrar Twitter ao Facebook 



Deixe seu Comentário ou sua Dúvida!
Adoraríamos ouvir você.
Compartilhe com seus amigos se você Gostou! 
Um abraço
IsaInfoHelp
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas duvidas ou comentários aqui e responderei o mais rápido possível.
Obrigada