Excel 2007 Básico: Planilhas com Filtros




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* Consulte Excel 2007 Básico


O Excel pode ser um grande aliado na hora de organizar informações. Imagine, por exemplo, que você tenha um buffet e queira listar dados referentes aos próximos eventos. Isto inclui informações como o nome dos clientes, o serviço, o local, a data e o valor. Ao listar esses dados em colunas, é possível criar filtros que ajudem a organizar de acordo com diferentes critérios, como o valor (do menor para o maior) ou a data do evento (a partir da mais próxima). 

Como Fazer: 

Abra o Microsoft Excel 2007

Preencha as colunas da planilha com os dados necessários para organizar as informações. No exemplo: Cliente, Serviço, Local, Data do Evento e Valor R$

Preencha as Colunas da Planilha


Selecione a coluna de Valor R$. Vá até a aba Início, no grupo Números. Selecione Formatar Células > Moeda > 2 casas decimais > Símbolo R$ e clique em OK

Selecione a Coluna de Valores

Selecione a coluna de Data do Evento. Vá até a aba Início, no grupo Números. Selecione Formatar Células > Data > Tipo: 14/03/01 e clique em OK

Selecione a Coluna de Datas


Preencha as colunas de Cliente, Serviço, Local, Data do evento e valor R$

Prrencha os Dados das Colunas


Selecione toda a linha de títulos (linha 3, a linha que contém os títulos da planilha). Vá à aba Início > Edição > Classificar e Filtrar > Filtro e clique sobre esta opção

Selecione a Linha de Títulos

Ao lado de cada título, foi criada uma caixa de combinação indicada por uma setinha ao lado do título, onde podemos filtrar os campos de cada coluna. Para isso, é só clicar sobre a seta

Caixa de Combinação ao lado de cada Título


Podemos utilizar também critérios ou valores que não estão na lista, com a opção Personalizar Classificação. Primeiro selecione a planilha. Depois, vá até a aba Início > Edição > Classificar e Filtrar > Personalizar Classificação e clique sobre esta opção

Critérios ou Valores Personalizados



Ao seguir os passos do slide anterior, a janela Classificar será aberta. Você poderá então escolher os critérios de filtros para sua planilha

Janela Classificar aberta


Se clicar na seta ao lado do primeiro campo, Classificar por, você verá todos os títulos utilizados para compor a planilha. Exemplo: Cliente, Serviço, Local, Data do evento e valor R$
  
Opção Classificar Por

Vamos selecionar um dos títulos para que possamos visualizar como utilizar a função de filtro. No exemplo foi utilizado o campo Serviço. O campo Classificar manteve a opção Valores, enquanto o campo Ordem ficou com a opção De A a Z. Em seguida, clique em OK

Exemplo de Opção: Valores


Perceba que os dados da planilha foram reordenados de acordo com os critérios escolhidos: tipo de serviço, por ordem de A a Z e pelo valor (do menor para o maior)

Dados Reordenados após aplicação do Filtro


Para limpar os filtros, basta selecionar a planilha, ir à aba Início > Edição > Classificar e Filtrar > Limpar e clique sobre esta opção

Limpar Filtros


Depois de retirados os filtros, a planilha voltará ao formato inicial


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