Internet: Pesquisando nos Buscadores

Quando você vai fazer uma pesquisa na biblioteca, tem na cabeça um tema e muitas perguntas. Para responder a todas elas, começa procurando uma boa bibliografia. Na internet é mais ou menos a mesma coisa. O que muda é a maneira de encontrar o que você precisa.




Se não há livros numerados nas prateleiras, organizados por assunto ou autor, o jeito é saber como chegar às fontes de informação disponíveis na rede mundial de computadores. O canal são os diversos sites de busca grátis. Para usá-los bem, é preciso conhecer alguns recursos.
Se você quer encontrar resenhas de grandes romances brasileiros, por exemplo, não adianta pesquisar por romances. Além de o resultado ser amplo demais - retornam mais de 1,5 milhão de páginas -, a maioria dos sites é em inglês e muito deles têm mais relação com amor e sexo do que com Dom Casmurro, de Machado de Assis. É necessário peneirar os resultados. Primeiro, pesquisar apenas em páginas do Brasil. Só com essa estratégia, o universo da busca cai para 115 mil. Dá para ir além. Digitando romances Brasil resenhas (não é necessário usar "e"), a seleção fica em 3 mil páginas e já é possível encontrar bons textos.
Alguns códigos são essenciais quando o foco da procura é alguém famoso ou algum termo com mais de um significado. Confira:
 

Aspas (" ") Ao procurar informações sobre um educador importante, como Paulo Freire, coloque o nome todo entre aspas. Assim, o mecanismo de pesquisa percorre a rede atrás de documentos que apresentem apenas as palavras Paulo e Freire juntas.

Cuidado na análise do resultado, leve em consideração alguns critérios:Critério de exibição,Data e Assinatura.

Os melhores sites de busca

Cada buscador tem seu cadastro de páginas. Nos últimos anos, o Google se tornou o mais popular por ter facilidades que tornam a busca muito interessante. Ele permite pesquisar apenas por imagens (www.google.com.br/imghp) e em revistas acadêmicas (http://scholar.google.com/).

Os especialistas indicam também http://www.aonde.com.br/, http://www.gigabusca.com.br/, http://www.achei.com.br/, http://www.dogpile.com/ e http://www.altavista.com/.

Há sites que reúnem links para páginas seguras sobre cada assunto, como o www.geocities.com/mssilva e o www.prossiga.br/comoachar. Outra indicação útil é www.yahoo.com.br/manual, que traz um guia com orientações práticas para pesquisa.


Fazendo uma busca no Google
 

Abrir Internet Explorer (2 cliques sobre o ícone na área de trabalho) ou no navegador de sua preferência.
 

Ícone do Internet Explorer


Se a sua página inicial não for o Google, apague o endereço atual dando um clique na última letra do endereço atual e apague. Digite na barra de endereços: www.google.com.br e clique em Enter.

Página Inicial UOL


Página Inicial GOOGLE


Além de ser uma ferramenta de busca na internet, o Google disponibiliza outros aplicativos que podem ser úteis tanto para estudantes quanto para professores e profissionais da educação. Para tirar o máximo proveito dessas ferramentas, confira as dicas:

1 – Google Acadêmico: Você pode usar o Google Acadêmico para pesquisas e estudos mais aprofundados em diversas áreas, como: biologia, literatura, comunicação, psicologia etc.

2 – Google Sky: Uma verdadeira aula de meteorologia e astronomia pode ser feita a partir da ferramenta Google Sky, do Google Earth.

3 – iGoogle: O iGoogle permite que você e seus colegas de classe mantenham todas as informações mais importantes ao alcance de um clique. Caixa de entrada dos e-mails, temperatura, notícias, agenda, entre outras ferramentas ficam disponíveis em uma única página pessoal.

4 – Notícias: O Google Notícias possibilita que você encontre diferentes fontes de notícias de vários lugares diferentes do planeta em uma única página.

5 – Busca personalizada: Com a ferramenta de busca personalizada você pode criar um motor de busca especialmente feito para suas necessidades.

6 – Google Earth: As possibilidades nessa aplicação são inúmeras. Com o Google Earth você pode estudar os oceanos e outros locais em 3D, por exemplo.

7 – Grupo de estudos: Em um grupo de estudos do Google, você pode colaborar e interagir com seus colegas de classe.

8 – Google Code University: Com o Google Code University, você pode aprender mais sobre ciências da computação por meio de conteúdos em licença Creative Commons.

9 – Google Docs: O Google Docs é perfeito para trabalhos em grupo, pois permite que você e seus colegas façam alterações em documentos tipo ‘Word’ simultaneamente e em tempo real.    



* Veja o Post Internet: Download - O que é, para que serve e como fazer

* Outro Post que talvez possa interessar Internet: Navegando pela Internet




Deixe seu Comentário ou sua Dúvida!
Adoraríamos ouvir você.
Compartilhe com seus amigos se você Gostou! 
Um abraço
IsaInfoHelp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas duvidas ou comentários aqui e responderei o mais rápido possível.
Obrigada