Mac: Entendendo os Comandos


*Consulte Mac: Introdução


Finder

Ícone do Finder

Para acessar tudo que se encontra no seu computador basta acessar o ícone do Finder no dock.
A barra lateral a sua esquerda ajuda a navegar, clique no ícone para ver os documentos e pastas que se encontram lá dentro.
Voce pode escolher a forma de visualização do seu Finder, tais como: icones, listas, colunas ou capa dos arquivos. Para ver seus documentos mais de perto clique no Clicklook, selecione o documento e clique na barra de espaço, o Clicklook vai mostrar o que se encontra dentro do documento sem precisar abri-lo. No Finder voce pode criar novas pastas.
Janela do Finder

Para Organizar as Janelas do Finder
Abrir o Finder - Finder - Preferências:
Aba Geral
Mostrar Estes Ítens na Mesa: voce determina os ícones que deseja visualizar na Mesa (Área de Trabalho)
As Novas Janelas do Finder Mostram: quando abrir uma janela nova o que deseja ver?  Particularmente prefiro deixar no Disco Rígido
Abrir Pastas e Janela Automaticamente:quando voce desejar mudar uma pasta de lugar, voce irá arrastá-la e no momento que voce colocar o cursor sobre determinado diretório ou pasta ele abre para que seja colocada a pasta nele.
Obs: Se voce desejar copiar um arquivo de um lugar para ou outro em vez de apenas mudar de lugar, voce deve na hora de arrastar clicar na tecla Option e vai aparecer um íconezinho + o que significa que a pasta ou documento foi copiado e não mudada apenas de lugar.

Aba Barra Lateral
Tudo que voce deseja ver na barra lateral esquerda do Finder.

Aba Avançado
Mostras Extensões de Arquivos - para saber que tipo de arquivo esta na lista. exemplo: se é texto, foto, vídeo, etc.
Mostrar Aviso Antes de Esvaziar a Lixeira - na hora de esvaziar a lixeira, clicando com botão direito sobre ela e clicando em Esvaziar Lixeira, vai aparecer uma janela de aviso perguntando se Tem Certeza Que Deseja Eliminar Definitivamente os Itens do Lixo.

Aba Etiquetas
Marcadores que voce pode colocar nos arquivos, que ajuda a localizá-los mais facilmente diferenciando-os por cores.

Barra de Botões do Finder

 
Finder - Janela de Comandos


  1. Botões de fechar, minimizar e ampliar da janela. Para fechar a janela, clique no botão redondo e vermelho do canto superior esquerdo. Se você não quiser fechar a janela, mas quiser tirá-la do caminho, clique no botão redondo e amarelo para minimizar a janela no Dock. Se uma janela estiver cheia de coisas, você poderá redimensioná-la arrastando o canto inferior direito para aumentá-la ou clicando no botão redondo e verde para maximizar o tamanho da janela.
  2. Botões de modos de exibição da janela do Finder:
    • Visualização por Ícones - usada para mostrar o conteúdo da pasta como uma série de ícones. Na visualização por ícone, você pode visualizar a exibição de ícones em tempo real, que pode ser usada para folhear um documento com várias páginas ou assistir a um filme do QuickTime.
    • Visualização por Lista - usada para mostrar a pasta como se fosse uma planilha. Cada pasta pode ser expandida clicando no triângulo à esquerda da pasta. Você pode facilmente classificar por nome do arquivo, data de modificação e assim por diante. Escolha Mostrar Opções de Visualização no menu Visualizar para adicionar ou remover colunas de atributos. Você pode clicar no título da coluna de atributos para alterar a classificação de ascendente para descendente e vice-versa.
    • Visualização por Colunas - usada para exibir a estrutura das pastas, na qual cada coluna representa uma pasta.
    • Visualização por Cover Flow - usada para exibir o conteúdo da pasta exatamente como o Cover Flow do iTunes. Você poderá visualizar imagens, documentos e filmes, folhear documentos e assistir a filmes.
  3. Menu Ação - acesso rápido a funções do Finder para itens realçados, como Obter Informações, Mover para o Lixo e Serviços.
  4. Botão Organização de Itens - em qualquer visualização, você pode organizar a janela clicando no botão organização de itens e escolhendo uma das maneiras de agrupar itens.
  5. Campo de Busca - comece a digitar uma palavra ou uma frase e o Spotlight pesquisará os itens correspondentes no Mac.
  6. Painel direito - o conteúdo de uma pasta selecionada é exibido neste painel.
  7. Borda do painel - arraste para redimensionar o painel.
  8. Dispositivos - um dispositivo conectado ao seu computador, como um DVD, dispositivo USB ou o seu disco de backup do Time Machine.
  9. Barra lateral - os itens são agrupados em categorias: Favoritos, Compartilhados e Dispositivos: a parte superior tem Favoritos, que contém acesso rápido a Todos os Meus Arquivos, Aplicativos, Mesa, Documentos, Downloads, Filmes, Músicas e Imagens.
  10. Botões Voltar e Avançar - ao se mover para locais diferentes na janela do Finder, você pode usar o botão Voltar para retornar à janela anterior e o botão Avançar para avançar para a próxima.


Personalizar Barra de Ferramentas do Finder:

Personalizar Barra de Ferramentas do Finder
  
Você pode adicionar mais ícones de atalho à Barra de Ferramentas do Finder clicando no ícone e arrastando para a barra. Exemplo: Nova Pasta, Apagar Arquivos etc..

Botão de Ação da Barra de Ferramentas (uma engrenagem)

Nova Pasta, Abrir (arquivo), Obter Informações, Gravar no Disco (vai pedir para inserir disco), Visualização Rápida, Organizar Por (nome, tamanho, data, etc) e mostrar Opções de Visualização.

Opções de Visualização

Opções de Visualizações do Finder
Sempre abrir por lista, tamanho do ícone, tamanho do texto, preview dos ícones, cor do fundo, imagem de fundo.


Spotlight
Spotlight - Pesquisar dentro do Mac

Em Spotlight no canto superior direito da tela voce pode procurar qualquer coisa no seu Mac. Escreva aquilo que você deseja e ele vai mostrar todas as combinações possíveis, incluindo mensagens de email, conteúdos do seu calendário e as pastas de internet que você visitou. Ele também faz cálculos matemáticos.


Pc x Mac

O start menu/iniciar do windows esta dividido entre o Apple Menu e o Dock no Mac

Para fechar, maximizar e minimizar no Mac os comandos estão do lado esquerdo da página, diferentemente do Windows. No Mac o botão Vermelho aumenta a página e o Verde fecha, mas fecha apenas a janela não o programa. Para fechar um programa no Mac clique no Quit no próprio menu do aplicativo.

Botão direito do mouse ou botão secundário funciona igual no Windows se seu mouse tiver dois botões. Se tiver apenas um botão você pode clicar em Ctrl enquanto você clica seu mouse.



Rodando um Aplicativo/Programa

No Windows quando você abre um aplicativo, o menu para este aplicativo se encontra dentro da própria janela do programa. No Mac você abre um programa o menu aparece no topo da tela. O nome do aplicativo vai estar sempre ao lado da maçã no topo da tela.



Teclas de atalho

As teclas de atalho C (copiar), V (colar) e P (imprimir) são também usadas no Mac com a diferença que em vez de Ctrl você usará a tecla Comand do teclato. A tecla Enter no Mac se chama Return.



MacMail



Ícone do MacMail

Todo Mac tem um mail básico, ele deixa você enviar e receber emails direto do seu desktop. Voce pode cadastrar todos os seus emails e organizar tudo em um só lugar.



Configuração de email

O Mail esta no Dock. Na primeira vez que você abrir o mail você deve colocar nome, endereço de email e senha.

Se você usa Gmail, Yahoo ou Aol a configuração é automática. Para outras contas de email você deve fornecer outras informações tais como: servidor e de entrada e saída do seu email. Exemplo pop.sp.terra.com.br

Account: pop

Description: seu nome.terra

User name: seunome

Senha: ****
  
Escrever email
Para escrever um email novo, clique em New Message, na barra de ferramentas do seu mail. Quando você começar a digitar um endereço de email, o mail te mostra endereços compatíveis com as iniciais que voce esta digitando. Outra forma de adicionar um endereço de email é clicar no botão endereço (adress) na barra de ferramentas do mail. Ele mostra seus endereços dentro do caderno de endereços e deixa você selecionar vários endereços ao mesmo tempo.
Para adicionar um arquivo (anexo) ao seu email, simplesmente arraste-o para dentro da mensagem. Ou selecione o ícone de Anexar na barra de ferramentas do mail.
Para mandar fotos do seu iPhoto, basta clicar no PhotoBrowser (Navegador de Fotos) da sua barra de ferramentas do mail para ver todas as suas pastas de fotos. Quando você encontrar a foto que você deseja enviar, arraste-a para a mensagem do seu mail. O mail tambem te dá a possibilidade de ajustar o tamanho da imagem dentro da sua mensagem. No Image Size, na parte inferior direita da página.
O QuickLook, localizado dos arquivos anexados, te deixa ver instantaneamente um arquivo ou email sem ter que abrir o aplicativo. Funciona bem com arquivos pps e com arquivos do Microsoft Office. Se você receber fotos pode visualizá-las pelo QuickLook uma a uma ou pelo SlideShow. Tudo isso sem sair da página de email.
Para achar facilmente algum email, use a opção de Procura (Search) do mail. Basta digitar no campo de procura localizado na parte superior direita do seu mail, palavras que você saiba que façam parte do email desejado e o busca vai dando opções na tela. Você pode procurar também procurar por remetente, assunto ou destinatário.


Organizar o email

Mailbox - Organizar emails
As pastas de email você cria como quiser, elas ajudam a organizar a sua caixa de entrada. Para criar uma nova pasta de email, clique no sinal de + na parte inferior esquerda do mail e escolha NewMailBox. Ou na barra superior do Mail clique em MailBox e depois em New. Selecione onde você quer guardar esta pasta. Crie pastas para organizar emails de amigos, família e trabalho.



Assinaturas

Criar uma Assinatura para seu email
Você pode criar uma assinatura para a sua conta de email, basta entrar em mail na barra superior da tela e clique em Preferencias (Preferences). No topo da janela do lado direito se encontra o ícone de Assinaturas. Selecione a conta de email que deseja colocar uma assinatura. Clique no botão +, ele vai criar um espaço onde você vai nomear a sua assinatura Ex: Maria Fulana deTal. No campo ao lado você irá adicionar informações adicionais tais como telefone, celular, email etc. Se desejar coloque também o logotipo da sua empresa, para isto basta arrastar a imagem que você deseja para a sua janela de assinatura. Agora que a sua assinatura esta criada, abra uma nova mensagem e selecione a sua assinatura ao lado direito da janela abaixo dos destinatários, a assinatura vai aparecer automaticamente.




iMovie


iMovie - Criar Filmes a partir de fotos
Quando você conectar a sua câmera digital ao seu Mac, o iMovie vai reconhecê-la e abrirá uma janela para importar as imagens da sua câmera. Na tela inferior você verá todos os clips que estão dentro da sua câmera. Se você quer importar alguns dos clips, clique na opção Manual que esta na sua janela de importar no canto inferior, a partir daí você pode selecionar os clipes que desejar. A hora que todos estiverem selecionados clique no botão Import Checked (Importar Clipes Marcados). Uma nova janela irá abrir, você vai nomear este filme no campo ao lado do Create New Event Ex: férias, clique em Import e seu vídeo será transferido da sua câmera para o seu Mac. Para ver o filme que você acabou de importar, clique na pasta com o nome do evento (férias) que acabou de criar , no canto esquerdo do iMovie. Quando você fizer isto o evento irá aparecer na janela dos Eventos, que é onde você vai ver Thumbnails (miniaturas) com todos os clipes do evento.

Quando  mover o cursor pela tira do seu filme, também vai ver a cena no Viewer. Se encontrar algum clipe que você quer tocar, simplesmente toque na barra de espaço do teclado e o iMovie vai tocá-lo no Viewer.



Editar Filme

Janela - Edição de Filmes do iMovie

Para editar, passe o mouse por cima da sua tira de filme na janela de eventos até achar a cena que quer usar, então clique e o iMovie vai automaticamente selecionar os 4 primeiros segundos da sua cena. Para que esta cena seja a primeira do filme, arraste-a até a janela superior esquerda do seu iMovie, que é a Janela de Projetos. A Janela de Projetos é onde você cria o seu filme, apenas arrastando diferentes pedaços de cena da sua janela de eventos. Para usar mais ou menos  4 segundos de vídeo, clique e arraste na cena para selecionar o pedaço que você quer. Depois que tiver algumas cenas no seu projeto, você pode mudar a ordem das mesmas, arrastando de um lugar para o outro. Para deletar uma cena, selecione-a e delete com a tecla Delete do teclado.


Títulos, Fontes e Legendas são inseridos facilmente clicando no ícone com um T, na parte esquerda. A duração desses acréscimos é definida na própria time-line. Repare: o crédito é representado pela cor azul, ao longo do tempo. Para definir onde entra, onde sai e quanto dura, é só arrastar na própria time-line. 

Na opção de mídia do seu iMovie, você pode ter acesso a uma música, a fotos do seu iPhoto, títulos para seu filme e passagens para suas cenas.

Para adicionar música no seu filme, clique no ícone, ache e selecione a música que deseja usar, ou a opção de procura. Quando encontrá-la, arraste-a para a sua janela de projetos e coloque-a na área verde da tela de projetos. Ela aparecerá com um fundo verde atrás do seu filme.

Para compartilhar seu vídeo, as opções também são muitas. É possível exportar diretamente para o YouTube, em comando atrelado à sua conta no site de vídeos. A opção iTunes salva o vídeo para tocar no seu iPod, iPhone, iPad ou no próprio computador. Todas as configurações já estão pré-configuradas. 

Adcione um tema



Escolha a opção File – Project Properties, uma janela vai abrir. Passando o mouse sobre cada título de tema, você verá as opções que cada uma oferece. Se quiser adicionar automaticamente o efeito de passagem, clique na opção de Automaticamente Adicionar Passagem. Clique em Ok.

Para colocar um título, escolha o Título na janela de projetos, ele aparece então no Viewer, dê um duplo clique em cima do Viewer, e digite o título que quiser.

Para ver o filme pronto na tela cheia, clique no ícone de Tocar (Play) na parte central esquerda do iMovie.



Estabilizar Imagens do Vídeo 

Se você filmou com sua câmera e as imagens estão balançando muito, pode estabilizá-lo no iMovie. Basta abrir o iMovie e clicar em File (arquivo), e depois em Analizing For Stabilization (Análise Para Estabilizar Imagens). Esta análise pode ser feita no filme todo ou em algumas imagens. Demora um pouco para estabilizar as imagens.

No momento em que o iMovie estabilizar as imagens, ele coloca uma onda vermelha sobre ela. Clicando na onda vermelha você esconde estas imagens que estão muito mexidas, as outras imagens serão automaticamente estabilizadas no momento em que puxá-las para o seu filme final.



Inserindo Fotos no seu Vídeo

Com o iMovie aberto, clique em Photos (Fotos) no seu Viewer para ver todas as fotos que estarão organizadas por evento igual no iPhoto. Você pode passar o mouse sobre os eventos e ver as fotos desejadas, ou clicar em Show Photos With Event Date que mostra as fotos por data em que foram feitas. Quando achar a foto que deseja usar, arraste-a para a janela de projetos. Se você der Play no iMovie verá sua foto por 4 seg e vai adicionar automaticamente o Cambirds Effects. Se quiser mais tempo, selecione-a e clique em Ajuste do Clip em Duration aumentando ou diminuindo os segundos. Clique em Done (Ok). Outras opções do Cambirds você consegue clicando sobre a foto na janela de projetos e depois em Crop. No viewer  verá a foto com 2 retângulos, um verde e um vermelho. Ajuste a posição e o efeito dos 2 retângulos para que o efeito comece e termine onde desejar. Vai arrastando as fotos desejadas para a janela de projetos. Se desejar usar a foto inteira clique em Fit. 

Instalar Programas no Mac

Clicar em Preferências do Sistema no Doc
Ícone de Preferências do Sistema
Clicar em Privacidade -> Geral -> Destaravar o cadeado colocando sua senha de usuário
Permitir ° Anywhre (qualquer lugar)
OBS: Após instalar o programa voltar para posição 
° Mac AppStore

Acentuação no Mac

Os teclados do Mac originalmente não são padrão ABNT, mas aceitam.
Basta que voce entre em Preferências do Sistema -> Linguagem e Texto-> mudar padrão do teclado -> Brasileiro
No teclado original US. International PC algumas teclas só irão funcionar combinadas com outras teclas:
SHIFT+`= ~
SHIFT+6= ^
SHIFT+´= "

OU

OPTION+n= ~
OPTION+c= ç
OPTION+`= `
OPTION+e= ´
OPTION+u= "
OPTION+i = ^


Print Screen

Existem 3 comandos básicos no Mac para você fazer o screenshot, são eles:

Command + shift + 3 – Captura a tela inteira e salva no seu Desktop com a extensão “.png”

Command + shift + 4 - Ao dar esse comando, seu cursor irá se transformar em um tipo de alvo, selecione e arraste para demarcar a área desejada do print e o arquivo será salvo também no seu Desktop com a extensão “.png”

Command + shift + 4 + Barra de Espaço Ao utilizar esse comando, seu cursor irá se transformar em uma câmera, selecione a janela que você deseja e o print vai ser da janela que você selecionou, também irá ser salvo no seu Desktop com a extensão “.png”.

Curiosidades:
Troque a tecla Command por Control e o Mac vai guardar seu print no clipboard e não mais no seu Desktop. Para utilizar a imagem depois, basta dar Command+V no local desejado. (Como no print screen do windows)
Para trocar o formato de .png para .pdf por exemplo, digite no terminal do seu Mac: defaults write com.apple.screencapture type pdf. Depois reinicie seu Mac para as alterações surtirem efeito.



Deixe seu Comentário ou sua Dúvida!
Adoraríamos ouvir você.
Compartilhe com seus amigos se você Gostou! 
Um abraço
IsaInfoHelp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas duvidas ou comentários aqui e responderei o mais rápido possível.
Obrigada